quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia 09: A Rípio Day



Saímos bem cedo de El Calafate pois teríamos que passar pela aduana de saída da Argentina e entrada no Chile em direção a Puerto Natales.
Nos despedimos do pessoal do Hotel Kosten Aike, que por sinal recomendamos muito. Pegamos a estrada e lá fomos nós.
Um dia maravilhoso com friozinho bom para se andar de moto, um sol iluminando a estrada, som de primeira no capacete, máquina fotográfica registradora de sonhos na mão e um cara incrível pilotando a máquina.
Chegamos bem na aduana argentina; um vai e vem de gente entrando e saindo; vistoria de documentos e pronto. Alguns quilômetros mais a frente, aduana chilena. O mesmo vai e vem de gente, e tome preencher formulário, carimba de lá, passa mala por RX e então sai autorização. Prontos, liberados para entrar no país.
Aí me vem à cabeça: esse pessoal só cobra as coisas do cidadão honesto e no fundo vivem se enganando, pois quando os clandestinos querem entrar no país , entram e pronto. Mas isso é outra historia.
Voltando a estrada, Dinho resolveu enfrentar o rípio, mais ou menos uns 50 km, e acreditem, o rípio arrepiou de verdade.
A moto por alguns instantes parecia que ia virar, se não fosse o braço do piloto. E tome adrenalina. Cada vez, que passava um carro na outra mão, visibilidade zero, e tome pó. Batismo dois: a missão de não arrepiar com o rípio!
Enfrentar essa situação agora, foi perfeita, pois o arrepio já aconteceu, o que de certa forma serviu como treino para enfrentar os 120km de rípio do caminho Ushuaia.
Passado esse stress, pegamos a estrada para Puerto Natales, asfaltada, lindíssima e com muito “viento”. Mas estes elementos nós já dominamos (risos). E foi um verdadeiro parque de diversão chegar ao nosso destino. Um deleite aos olhos.
Puerto Natales é uma cidade da Patagônia Chilena, situada a 247 km a noroeste de Punta Arenas. É a capital da comuna do mesmo nome  e da província de Última Esperanza na região de Magalhães e Antartica Chilena.
É o principal ponto de entrada para os visitantes do Parque Nacional Torres del Paine e término da linha marítima proveniente de Puerto Montt.
Uma cidade ao mesmo tempo acolhedora e com uma paisagem inóspita, lembrando os portos de pescadores como os do filme mobi dick. Uma viagem no tempo.
Fomos muito bem recebidos e aproveitamos para brindar nossa chegada e aliviar tensões pós ripios com um maravilhoso pisco sour, e aí amigos, foi só festa.
Outro momento de deleite foi a saborosa comida que tivemos o prazer de degustar no Comedoro Angélica; Divina! Camarones al ajillo e lomos de ternera.
Mais um dia, e que dia, agora são 22 horas e está tão claro, que até parece presente de Deus sussurrando em nossos ouvidos: Aproveitem filhos...

Ju e Tati, amamos vocês!




































4 comentários:

  1. Gente, daí pra frente é "Isla Grande de Tierra Del Fuego" !!!!!!!
    Considerem-se chegando ao destino... ...
    Muito provavelmente o pior trecho... Cuidado redobrado !!!
    Naum se esqueçam de comer uma centola por mim !!!
    Ayrton.

    ResponderExcluir
  2. Maravlha!! Já comeram CENTOLLAS?? O caranguejo do sul da patagonia?? especial! Vcs vao a Punta Arenas?? Caso vão, não deixem de ir no LUNA RESTAURANTE..Peçam CENTOLLA GRATINADA..rss..hummm!! As fotos estão ótimas!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Doc,
    Vc é um fofo. Sempre cuidado da gente.
    Obrigado amigo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Zannah, Vamos sim passar em Punta Arenas e na perimeira noite comeremos lá. Valeu a dica. Bjss

    ResponderExcluir