terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dia 14 e 15: Adiós Ripio y Viento

Acordamos cedo para iniciar o retorno, começando por Punta Arenas.
E a estrada do ripio a nossa espera, e as duvidas em relação ao tempo que gastaríamos na Aduana estavam causando uma certa ansiedade, mas lá fomos nós.
Como era 01 de janeiro, feriado, a estrada estava uma beleza, nenhum caminhão a vista, mas em compensação o vento estava a toda. Acho que foi o dia que mais sofremos com ele. Cada rajada que dava, parecia que íamos ao chão.
Chegamos na Aduana argentina e questão de minutos fomos liberados. Nada de fila, nada de nada. Como diz Osvaldo, Deus ajuda a quem cedo madruga.
E na entrada do Chile, a mesma coisa. Liberação tranqüila.
Agora só faltava o ripio. Esse judiou da gente. Pedras soltas, vento intenso. Fiquei com pena do braço do meu piloto! Foram mais de duas horas sem poder parar, senão o vento derrubava a moto. O corpo doía muito. Me lembro de ter visto uma placa indicando 50 km para Cerro Sombrero, pensei: 50 km não são nada. Só pensei! Porque essa tal de 50 km não chegava. Meu Deus, que agonia!!!
Mas chegou. E como chegamos: exaustos, com frio danado. Acho que hipotermia mesmo, o pior é que tudo estava fechado, nem um café para aquecer a alma.
Mas vencemos o ripio, isso era o que importava. Fomos direto para o transbordador e dávamos adeus a Tierra del Fuego.
O asfalto... que coisa maravilhosa! Nunca gostei tanto de uma estrada asfaltada como hoje. E o vento lá, castigando nossos corpos até o limite da exaustão.
Chegamos em Punta Arenas por volta das 18:00, gastamos muito mais tempo do que o previsto. A essa altura, eu só queria um hotel, um banho caliente e cama. Ficamos no Diego de Almagro Hoteles, muito bom. Para quem vai de moto é ótimo, pois tem garagem coberta. Eta lugazinho que venta. Deixar a moto parada em qualquer lugar é um perigo.
Punta Arenas é uma cidade portuária do Chile. Está localizada na Península de Brunswick e nas proximidades do Estreito de Magalhães, na Patagônia. Cosmopolita e muito bonita. A costaneira é maravilhosa, cheia cruzeiros e turistas do mundo inteiro. Aqui fica uma zona franca muito famosa, e como gostamos de “un lojinha” fomos lá, claro, para desespero de Osvaldo: “E a bagagem Dêda, olhe lá o que vai comprar. Já te falei, não tem espaço”. Não se preocupe bem, eu dou um jeito. rssss....Sem creminhos não posso ficar.
Jantamos maravilhosamente bem num restaurante indicado por nosso amigo Zanna. La luna. Comi o chupe de centollas, apesar do nome, muito gostoso. O local é lindo, parece um friday’s chilenlo. Vale a pena conhecer.
Saímos cedo, passamos nas “comprinhas”. Vale a pena ir na zona franca de Punta Arenas. Excelente com muitas lojas e preços de USA, e depois estrada.
Partimos para Puerto Natales, de onde zarparemos pelos Fiordes até Puerto Mont. Isso mesmo, zarparemos. Pegaremos o navio da Navimag.
Antes de falar do navio, vamos falar de novo dos “vientos”. Acho que eles quiseram se despedir em alto estilo. Uma loucura!!!!
Chegar em Puerto Natales foi algoooo. E tome vientooooo......
Um sol maravilhoso, mas o pior vento de todo o caminho. Parecia até que ele sabia que era a nossa despedida. Castigou!!! Ainda bem, que Osvaldo desliga o intercomunicador, foi tanto grito que eu dei. A moto dançou o tempo inteiro. Tinha horas que eu achava que seríamos arremessados para o outro lado da estrada. E o braço do meu rapaz, penou, mas segurou a onda. Ao ponto de ter que tomar um dorflex na chegada.
Eta piloto porreta de bom!!!
Voltando à Navimag (www.navimag.com), esta companhia faz o trajeto Puerto Natales - Puerto Montt  em navios de carga adaptados a passageiros. A viagem dura 3 dias e 4 noites.  Há aproximação de uma geleira em botes. É super maneiro. Tem gente do mundo inteiro, mas, parece que brasileiros só a gente.
Essa é uma viagem que há muito queríamos fazer desde da decisão de vim ao Ushuaia, mas tínhamos medo de reservar e não chegar à tempo.
Na nossa primeira parada em Puerto Natales, depois daquele famoso Pisco Sour, meu amado procurou uma agencia e descobriu que o navio saía dia 02 de janeiro. Não pensou duas vezes. Fez o pacote, mudamos nosso roteiro e acá estamos.
Infelizmente, não vamos ter internet até a sexta, mas estarei fazendo o blog diariamente e assim que chegar em terra, conecto. E se preparem para a aventura!!!
Agora, é só curtir a aventura “al mar” e curtir os Fiordes Chilenos.
Hasta viernes amigos.....

Este post devemos ao nosso amigo Jorge, da tripulação Navimag, que nos emprestou o 3G que viabilizou esta postagem. Viva Jorge!!!!

Ju e Tati, amamos vocês!





















2 comentários:

  1. Dêda! Não perca mais essa oportunidade! Mais um whisky com gelo dessa geleira por mim !!!!

    ResponderExcluir
  2. Super-amigos!
    Ver o sorriso de vocês neste cenário fantástico deixa a gente louquinha pra imitá-los...
    bjos no coração,

    chica&andré

    ResponderExcluir